quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Fiscais do Procon fazem apreensão em supermercados de Maceió

Operação Natal Seguro começou na segunda-feira e hoje continua em restaurantes e similares

Olívia de Cássia – Repórter


A Operação Natal Seguro, realizada pelo Procon\AL, já fiscalizou mais de 40 supermercados de Maceió e tem como objetivo, verificar se os alimentos estão próprios para o consumo, de acordo com as normas estabelecidas pela legislação. Durante a operação, os fiscais do Procon encontraram várias irregularidades, entre elas, produtos com a validade vencida, embalagens violadas, latas amassadas, iogurtes vencidos, carnes e peixes estragados. 

A operação terá continuidade nesta quinta-feira, em restaurantes e similares e se estenderá até o dia 20 deste mês, em vários estabelecimentos comerciais da capital alagoana. Segundo Denis Malta, diretor de fiscalização e coordenador da equipe, a operação percorreu bairros de toda a parte baixa de Maceió, como a Ponta Verde, Levada, Trapiche, Poço, Mangabeiras, Jatiúca e também a Serraria e o Tabuleiro. “Terminou nos supermercados e começa amanhã (hoje) nos restaurantes e similares”, observa.

Denis Malta destaca que dos supermercados visitados pela fiscalização, na grande maioria,  foram encontradas irregularidades. “Se um enlatado tiver com a embalagem amassada está impróprio para o consumo, porque a lata tem um verniz e quando é amassado, o produto trinca e contamina o alimento”, explica.

O diretor de Fiscalização ressalta que os alimentos que foram apreendidos na operação Natal Seguro serão descartados, “coloca-se detergente e é inviabilizado para consumo”. Segundo Denis Malta, é expedido um auto de infração e pode gerar uma multa ao estabelecimento autuado de R$ 600 até seis milhões de reais, dependendo da gravidade da infração e do porte da empresa.

A reportagem da Tribuna Independente acompanhou os quatro fiscais do Procon em um dos supermercados de Maceió. Durante a operação foram verificados que vários itens não estavam de acordo com as regras de consumo humano, como queijo com a embalagem violada, iogurte com a validade vencida, entre outros produtos.

 “Para descartar os alimentos que estão impróprios para o consumo tem que ter a presença  de um representante do estabelecimento autuado e de um fiscal do Procon”, explica.  Ainda segundo os fiscais, outros estabelecimentos como salões de beleza também serão fiscalizados, já que nessa época do ano aumenta a procura do consumidor.

Os fiscais estão nas ruas de Maceió das 9 às 18h e dependendo da demanda, segundo Denis Malta, o horário é ultrapassado. Ricardo  Santos é chefe de sessão num supermercado onde a fiscalização foi realizada e disse que o trabalho da equipe é importante e positiva e deveria acontecer com mais frequência em todos os estabelecimentos comerciais de Maceió.

O nutricionista Albrey Santos estava fazendo compras acompanhando de sua mãe, dona Silvania Martins; disse que  a operação do Procon é interessante e necessária. “Às vezes o produto está vencido e não há controle de qualidade. Os consumidores, em sua maioria, são desatentos ao prazo de validade e termina levando para casa o produto vencido. Merecia ser há muito tempo, gera controle de qualidade”, avalia.

Roberto Rodrigues é outro consumidor que aprovou a Operação Natal Seguro e disse que tem outro supermercado onde os alimentos se estragam e não há controle de qualidade. “É interessante a operação e deve ficar o ano todo”, pontua

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...