sexta-feira, 30 de julho de 2010


Riacho Salgadinho agoniza

Olívia de Cássia – jornalista
(Foto de Adailson Calheiros)

Entra eleição e sai eleição e tudo continua na mesma com relação ao Riacho Salgadinho, que em épocas passadas, em Maceió, foi cartão postal e servia para o banho e a pesca. Este ano, provavelmente os candidatos vão retomar ao assunto, mesmo que não seja uma eleição municipal, prometendo aquilo que nunca cumprem: a despoluição do Salgadinho.
Na gestão da ex-prefeita Kátia Born , ingenuamente, por algum tempo, cheguei até a acreditar que isso pudesse acontecer e aquela outrora bonita paisagem fosse mesmo ser recuperada, tratada com amor e responsabilidade pelos nossos governantes. Mas tudo não passou de um lance de marketing político da então prefeita de Maceió, que à época foi candidata à reeleição tendo sido reconduzida ao cargo com a falsa promessa.
Ela tomou um banho de mar na Praia da Avenida, abrindo a praia à população depois de trinta anos sendo considerada imprópria para os banhistas. A iniciativa acabou gerando duas ações contra a candidata e a praia nunca voltou a ser própria para banho. Foi tudo um engodo e uma estratégia para ganhar a eleição de novo.
Nesse período, foram gastos rios de dinheiro na suposta despoluição que não se concretizou. Todos sabem que para que isso aconteça é necessário um trabalho de formiguinha de conscientização da população para que não jogue lixo e entulhos em seus rios e outras ações mais enérgicas de punição a quem poluir o riacho.
Na manhã desta sexta-feira, 30 de julho, a cena que se via por volta das nove horas da manhã era de dar pena e revolta no local. Chovia muito, uma lama preta escorria do riacho para dentro do mar da Praia da Avenida. Parecia que tinham jogado toneladas de lama ali dentro, associado a uma fedentina insuportável e a um monte de lixo e urubus.
Alheios a tudo isso, homens, mulheres e crianças, catadores de lixo de Maceió, se aglomeravam no local para procurar algum objeto que desse alguma renda. São os excluídos da sociedade que perambulam nas ruas da capital à procura de garrafas pet, papelão, alumínio ou outra peça que possam vender para levar o sustento de suas família.
É urgente que se faça alguma ação para conter a poluição dos nossos rios e lagoas. É necessário recuperar o meio ambiente destruído pelo avanço da cidade. Segundo os especialistas em meio ambiente, existem muitos projetos que criam medidas para a recuperação dos principais rios e lagoas do nosso Estado, mas falta ação dos nossos gestores públicos.
Além do trabalho de despoluição, segundo os estudos, é necessária a implantação de jardins, plantação de mudas de espécies nativas. O ambiente recuperado atrai animais como pássaros, répteis e mamíferos, que encontram no local um habitat ideal para seu desenvolvimento e reprodução. É necessário que se reveja essa questão com a maior brevidade possível.

Um comentário:

Anônimo disse...

Voce me Ajudou Muiito .. !

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...