terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Encontro Artístico Identidade Alagoana terá mix de cultura no anexo do Deodoro, amanhã

Olívia de  Cássia - Repórter - Primeiro Momento


Evento reunirá várias vertentes da cultura alagoana e encerra a programação deste ano
Encerrando a programação de eventos do grupo cultural Identidade Alagoana em 2015, acontece amanhã (16), a partir das 18h, no anexo do Deodoro, o 7° Encontro Artístico Identidade Alagoana, que continua com a proposta de misturar as diferentes vertentes da cultura alagoana em uma só noite.
Encerrando a programação de eventos do grupo cultural Identidade Alagoana em 2015, acontece amanhã (16), a partir das 18h, no anexo do Deodoro (Fotos: Paulo Tourinho)
O evento é gratuito e além dos shows musicais, haverá recital de poesias, apresentações de dança, venda de artesanato e artes visuais. A proposta é que o espaço abrigue as diferentes formas de arte produzidas em Alagoas e que estas se encontrem em um só local.
A reportagem do Primeiro Momento foi conversar com alguns integrantes do grupo, na Casa da Macaxeira, no bairro do Poço, para saber mais sobre o evento. O 7° Encontro terá as exposições de desenhos do professor Eduardo Omena; a tradicional feira livre de produtos artesanais, a realização de uma Roda Marginal e a participação do Grupo Teatral Joana Gajuru.
No encontro, o produtor, músico e artista multifacetado Arnaud Borges será um dos grandes destaques e será homenageado. Ele disse que vai falar sobre a sua trajetória artística no Estado e sua experiência como artista.
No encontro, o produtor, músico e artista multifacetado Arnaud Borges será um dos grandes destaques e será homenageado.
“Sou poeta, produtor, músico e faço um pouco de tudo no meio cultural. Nasci em Maceió, fui a Junqueiro; de lá para Viçosa, onde aprendi o formato da essência da cultura, como um todo, principalmente a cultura periférica, que eu amo e é aquela de onde eu vim também”, destaca.  
No 7º Encontro Artístico Identidade Alagoana, Arnaud Borges vai tocar e convidar grandes artistas da música alagoana para dividir o palco do Teatro de Arena Sergio Cardoso. Ele conta que vivenciou muito a cultura no Quilombo Sabalangá, lá em Viçosa.
A reportagem do Primeiro Momento foi conversar com alguns integrantes do grupo, na Casa da Macaxeira, no bairro do Poço, para saber mais sobre o evento.
“Minha mãe trabalhava na Escola Coronel José Aprígio Vilela e quando vinha a Maceió transitava pela Rua Lago da Paz, no Vergel do Lago, ou seja; dois quilombos. Observava onde as pessoas criavam e recriavam sua própria cultura, sem precisar de moldes politiqueiros, de todo e qualquer governo”, pontua.
Arnaud Borges destaca que o grupo Identidade Alagoana amplia a cultura popular. “Hoje é um dos meios que faz com que a gente se aproxime de artistas para com artistas, com os mestres e com o mundo: tem essa acessibilidade a partir do Identidade Alagoana, que movimenta a cultura como um todo”, destaca.
Arnaud Borges destaca que o grupo Identidade Alagoana amplia a cultura popular.
No encontro terá peças da cultura popular, composições autorais, grupos de hip hop, que vão versar improvisando, o tema é o que vem na hora. Diego Marcel, outro representante do Identidade Alagoana disse que todo encontro é assim.
“A gente tenta misturar música com outras manifestações culturais; usa diversas ferramentas como a internet; com site, página no Facebook; um programa de rádio comunitária; tudo o que a gente pode usar para divulgar a cultura”, observa.
Segundo ele, vai ser uma noite de uma utopia de uma noite só, como vem acontecendo há sete anos. “A gente trabalha misturando tudo, envolve muita poesia. É um encontro artístico de artes diferentes, com performance teatral do Joana Gajuru”, destaca.
O evento será também uma oportunidade para os artistas mostrarem seus talentos e trocarem informações entre eles. Todos os artistas que vão participar têm músicas em parceria com Arnaud Borges. 
Postar um comentário

Santa Maria Madalena

Por Olívia de Cássia Hoje vou falar da fé dos palmarinos e da Festa de Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares, que complet...