terça-feira, 31 de agosto de 2010

Festa Literária de Marechal Deodoro terá participação de escritores internacionais

Secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, acompanhado dos escritores Adriana Ruiz e Roberto Bianchi, mostra ao jornalista João Dionísio a programação do evento


Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e foto)


No período de 1º a 5 de setembro acontece em Alagoas a I Flimar – Festa Literária de Marechal Deodoro, que contará com a participação de vários nomes da literatura brasileira e também internacional, como os escritores Adriana Ruiz (escritora e editora), Roberto Bianchi, diretor do Movimento Cultural Abrace, que visitaram a redação do jornal Tribuna Independente no fim da tarde desta segunda-feira, 30 de agosto.
A festa está sendo organizada pela secretaria de Cultura do Município, com apoio da prefeitura e contará com 74 palestras. Segundo o secretário Carlito Lima, a expectativa é de uma grande festa que aglutinará vários nomes nacionais e internacionais na cidade. “Esse é um projeto ousado e revolucionário que contará, além das palestras, onde o público poderá conversar e trocar ideias com os escritores, biblioteca ambulante do Sesc, que terá iniciativas de levar às crianças à leitura”, observou Carlito.
Segundo o prefeito Cristiano Matheus, “a Flimar tem uma política de incentivo à leitura e à preservação da nossa cultura como objetivos, além de levar momentos de descontração, alebria, descobrimento e encantamento”.
A abertura da Filmar acontecerá no auditório do Espaço Cultural Santa Maria Magdalena de Alagoa do Sul – no Centro Histórico de Marechal Deodoro, às 18h, quando estará se apresentando a banda de pífano recebendo os convidados para o evento. Às 19 horas do mesmo dia haverá a abertura, pelo governador do Estado e pelo prefeito de Marechal Deodoro,.
Segundo Carlito Lima, são várias programações dentro da festa literária e às 19h15, do mesmo dia, acontecerá a abertura do IV Encontro do Proler, pelo secretário estadual de Cultura, além do lançamento de concurso literário, palestras, exibição do filme O Bem-Amado, que foi rodado na cidade, dentre outras atrações que culminam com o encerramento no dia 5.
Neste dia, segundo o secretário, haverá várias atividades, “além de uma cavalhada no bairro histórico de Taperaguá, onde tudo começou com a fundação do povoado de Magdalena do Sumaúma, em 1611, quem em 1639 passou à Vila de Santa Maria Magdalena da Alagoa do Sul. Em 1939 passou a se chamar cidade de Marechal Deodoro, em homenagem a seu mais ilustre filho”.
MARECHAL DEODORO
O município fica distante de Maceió a 28 quilômetros, sua população estimada é de 48.000 habitantes, faz parte da região metropolitana de Maceió e foi fundado em 1611. No dia 16 de setembro de 2006, Dia da Emancipação política de Alagoas, Marechal Deodoro foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional,em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodo da Fonseca, proclamador da República. Para maiores informações do evento você pode entrar no blog http://flimar.blogspot.com/

Um comentário:

JOYCE disse...

ADORO LITERATURA ,MAIS GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O EVENTO. meu email: ouseadesivos@hotmail.com

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...