sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Retrato de um desgoverno

 Olívia de Cássia Correia de Cerqueira

 Nunca no Brasil o Palácio do Planalto foi ocupado por um governo tão sofrível, para não dizer ruim mesmo. Apesar de ter recuado de dizer tanta besteira, cotidianamente, Bolsonaro desde que assumiu o governo, despreza as políticas públicas conseguidas nos governos do PT, além de pretender privatizar estatais de fundamental importância para o País, entre outros que tais. 

]Como senão bastasse, “a falta de rumo da política econômica do governo, comandada pelo ministro Paulo Guedes, resultou em uma queda de 10,94% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, apontando que o Brasil está em recessão”, segundo matéria de Camila Moreira, da Agência Reuters desta sexta-feira, 14 de agosto. 

Segundo Camila Moreira, “a pandemia de coronavírus levou a atividade econômica do Brasil a despencar um recorde de 10,94% no segundo trimestre diante das medidas de isolamento para conter a Covid-19, mas o ritmo da atividade ganhou força no final do período enquanto a economia caminha para retornar aos níveis pré-pandemia”, observa. 

O site Diário do Centro do Mundo publicou matéria apontando 17 retrocessos de Jair Bolsonaro , além disso observa que o presidente instalou no Brasil um pacote de retrocessos que pode levar o país para cenários cada vez mais sombrios se mantidos a longo prazo. Isso já estamos vendo, desde que ele assumiu a presidência. 

Os retrocessos elencados são os seguintes, para começar:


 1- Retirada da população LGBT da Política de Direitos Humanos; 

 2 - Extinção de 22,4 mil cargos da Saúde; destes, 10,6 mil são agentes comunitários;

 3 - Contrariando a OMS, ministério da Saúde de Bolsonaro veta termo violência obstétrica; 

 4 - Acabou com reajuste real do salário mínimo; 

 5 - Liberação recorde de agrotóxicos;

 6 - Amazônia perde área maior que 300 mil campos de futebol; 

 7 - Vergonha internacional – “Passou vergonha para o mundo inteiro. Durante o discurso na Assembleia-Geral da ONU em setembro, Jair fez ataques infundados e espalhou fake News como se estivesse discursando para um grupo de amigos terraplanistas. Em uma fala extremamente agressiva, Bolsonaro não teve vergonha de mentir para o mundo até mesmo sobre a preservação ambiental brasileira ao afirmar que a “a Amazônia permanece quase intocada”, observa o site. 

8 - Fim do departamento de HIV/Aids no Ministério da Saúde. 

9 - Alteração das regras na Saúde e redução do acesso ao SUS 

10- Aumento do custo do botijão de gás 

11- Desmonte do Estado e venda de empresas públicas 

12 - Reforma da Previdência que retirou direitos previdenciários 

13 - Trabalho informal, sem carteira assinada e por conta própria batem recorde 

14 - Bolsonaro prejudica desempregados ao taxar benefício do seguro-desemprego 

15 - Desmonte do programa Minha Casa Minha Vida 

16 - Dólar tem alta recorde 

17 - Tentativa de desmonte da educação.  Isso porque o levantamento foi feito em dezembro do ano passado. 

Em maio desse ano, a divulgação, no dia 22 de maio, do vídeo de uma reunião ministerial realizada um mês antes, no dia 22 de abril, revelou o despreparo do presidente, de boa parte dos ministros e o desgoverno a que o Brasil está submetido. 

Não havia pauta para essa reunião. O objetivo exclusivo, pelo que se viu foi um só, a “intocabilidade do clã Bolsonaro”. “Para proteger minha família”, diz o presidente Bolsonaro no vídeo sem qualquer pudor “Vou intervir”. E foi o que fez. 

perintendente da PF do Rio e de outros estados. “E por falar em pudor, isso é outra coisa que falta ao presidente e a muitos de seus ministros. Para quem foi eleito levantando a bandeira da moral e dos bons costumes, Bolsonaro está a léguas desses valores”, diz o site do Sintell-Rio. 

Pontua ainda o site que: quem acreditou que Bolsonaro e suas familícia fossem honestos, acreditou porque quis, “pois as atitudes amorais de Bolsonaro são públicas basta uma busca no Google. Por que ele foi expulso do Exército?”, interroga.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...