sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Os equívocos


Olívia de Cássia Cerqueira

Sim, como todo ser humano, já cometi alguns equívocos. Quando julguei inapropriadamente o meu próximo, quando me comportei mal, fui grosseira com a minha mãe e na juventude , como todo adolescente da época, ou quase todos, eu só queria contrariar.

Tive educação pequeno-burguesa, com contradições cotidianas. Muitas situações só fui ter noção quando entrei na faculdade e o contato que tive com o diferente, com ensinamentos, até então, sem explicação para mim.

Mesmo sonhando com um mundo melhor para todos, desde muito cedo, na independência das mulheres, seu empoderamento e outras causas sociais, diferente do que pensava a maioria dos amigos do interior.

Minha mãe não tinha instrução escolar, ou tinha o mínimo do que era possível na roça dos anos 30. Apesar disso, ela era sábia e tinha noção da importância da família para uma educação pautada no empoderamento das meninas.

Ela defendia que eu estudasse e viajasse, mas não queria que eu me envolvesse com os meninos. E quando percebia meu interesse por algum deles, ia até a casa de alguns e pedia que se afastassem da filha.

Coisas de mamãe que eu não entendia e me revoltava. Tenham um bom dia, com vivências valorosas. Feliz Ano-novo!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...