quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Já é carnaval



 Olívia de Cássia Cerqueira

 

Já é carnaval de novo, ou quase. O Carnaval de 2024 iniciará oficialmente no dia 13 de fevereiro, terça-feira.  Agora me restam as lembranças da juventude, que nessa época de folia, me vêm à memória.

Dos pulos que eu dava na Palmarina, ou na Praça Basiliano Sarmento, nas décadas de 1970 e 1980, em União dos Palmares. E dançava e pulava feito cabrito e só parava nos intervalos do baile.

Vale lembrar das paqueras, nas farras que fazia com os amigos, pelas ruas da cidade. Algumas atitudes minhas, se pudesse voltar no tempo, hoje não faria mais, me serviram de lição.

Os erros e acertos da juventude, agora fazem parte do passado, só vale lembrar o que foi bom, se é que alguma coisa valeu a pena. Tenho que pensar afirmativamente agora, pois já não posso estar nas festas e hoje acompanho o que posso, pela TV.

 Lembro que minha mãe, que apesar dos preconceitos e preocupação com a minha integridade física, que eu não entendia os motivos, me dizia: “ felizes são os artistas, que vivem sorrindo”.

Eu não tinha controle da minha rotina diária, era muito ingênua e sonhadora e apesar das leituras que fazia, acreditava nas pessoas, me rendia a qualquer situação que me fizesse acreditar que eu valia a pena e no outro dia me envergonhava.

“Mudanças físicas e psíquicas perpassam a construção da sexualidade na adolescência. Compreensão e diálogo são fundamentais durante esse processo”, mas não existiam naquele tempo, entre meus familiares. 

Era um tempo de muita desinformação. Era como se eu tivesse cometido algum pecado, pois tudo era proibido, apesar de só ter acontecido entre mim e aqueles paqueras, beijos e "amassos" e não tinha sexo naquelas brincadeiras de adolescente, pelo menos comigo, não que eu fosse melhor do que as outras meninas.

... Mas mudando um pouco de assunto, ou de "pau pra cacete", como de diz no popular,  o calor está me sufocando, não me faz bem. Mas o dia está ensolarado e lindo lá fora, dá vontade de ver o mar.

 Se eu pudesse ir sozinha, fazia como antes: vestia roupas apropriadas, pegava minha bolsa e iria pegar a van no posto de gasolina, perto de casa, rumo à praia do Francês, como fazia antes, quando ainda tinha mais firmeza nas pernas e o corpo obedecia. Era tão maravilhoso!

A cabeça dói, a ansiedade vem, é hora de dar uma pausa, ler um pouco e fazer Cruzadas, como tenho feito. Até outro dia. Boa Folia. Bom carnaval para todos!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...