segunda-feira, 20 de novembro de 2023

A semente da liberdade

Olívia de Cássia Cerqueira

(Fotos Olívia de Cássia-arquivo)


 Hoje é um dia de reflexão para o povo preto e todos que acreditam e lutam por ideais de liberdade. Que militam por causas justas. A causa de Zumbi, Dandara, Acortine, Alquatune  e todos os reis e rainhas que vieram da África e deveria ser uma causa para a maioria do povo palmarino.

Em 16 de abril de 2012, estava lá, como sempre fazia, sentei aos pés da estátua do guerreiro Zumbi, depois de fotografar vários cantos do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que já fiz leitura fotográfica em outras oportunidades e sempre que visito. Tenho um acervo  fotográfico com o tema.

Lembro que era um domingo  um dia especial para dezenas de crianças carentes da comunidade da Várzea Grande, em União dos Palmares. Aalém de participar de brincadeiras, aprenderam in loco um pouco da nossa história de resistência.

Aprenderam que foi lá, na Serra da Barriga, que Zumbi resolveu se refugiar, fugindo da opressão e da escravidão e formou um exército de mais de 30 mil homens, que lutaram incansavelmente pelo seu povo, para livrá-los daquela situação de subordinação.

Há cinco anos, desde 2017, quando fui diagnosticada com Ataxia, que não frequento a Serra da Barriga, no dia 20 de novembro. Diferente de muitos anos outros. Visitar aquele solo sagrado neste dia, era obrigação, fosse de carona ou a pé, como muita gente faz.

Na ultima vez que estive lá nesta data, devido ao sol muito quente, próprio do local, tive uma sensação de desmaio, me escorei numa pequena árvore, perto de uma senhora muito gentil e fui me abaixando até sentar e melhorar daquele mal-estar. Ainda frequento em outros dias, muito raramente, quando posso e vou à minha terra, com meu amado irmão e gostaria de poder ir com mais frequencia.

Há 328 anos, completados hoje, Zumbi foi assassinado, quando lutava contra seus algozas, mas o preconceito ainda não acabou, o ódio o feminicídio e todas as formas de violência são causas incluídas nessa luta.

Na terra encantada onde se deu o primeiro grito de liberdade do Brasil, gostaria der estar hoje, para  amenizar o aperto no peito que sinto, desde ontem, pela perda do meu pet já idoso,  nem também aquela angústia incontida que não sabia de onde vinha.

A Serra da Barriga me renova as energias. Eu preciso  ir lá novamente,  para receber aquelas forças sagradas, para me revigorar, pois estou precisando desse banho de bênçãos.

A gente não sabe de onde vêm os sentimentos, mas os sentimentos vêm da alma da gente, do coração e da mente. O corpo responde aos estímulos que a gente dá. Na Serra da Barriga, quando estou lá, vou ao encontro das minhas raízes.

Hoje deveria ser um feriado nacional na essência da palavra. Em alguns estados do país isso não acontece, mas precisamos dar ao 20 de novembro a verdadeira importância que ele teve. Que hoje a semente da liberdade, do amor e da paz se espalhe em cada um de nós. Viva Zumbi e todos os heróis que lutaram pela liberdade.





Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...