terça-feira, 24 de outubro de 2023

Será que ainda posso confiar no ser humano?

Olívia de Cássia Cerqueira

 Diante da violência que o mundo está passando, acentuadamente, com muito ódio, intolerância, guerras insanas, violência contra crianças, mulheres, pessoas pretas, e LGBTs, mal tratos a idosos e animais, me deparo com a pergunta que titula o texto.

Por que não podemos andar tranquilos nas ruas, sem desconfiar de quem se aproxima de nós? Às vezes acho que estamos ficando todos com fobias graves.

Segundo om site https://www.vittude.com/blog/agorafobia, a “A agorafobia aparece quando a pessoa que sofreu repetidamente crises de ansiedade adquire um medo horrível de que elas se manifestem em situações concretas”. 

Este medo, segundo o texto do site,  “é motivado pela ideia de que esse ataque pode se repetir e de que será muito difícil conseguir ajuda” Confesso que tenho as minhas, mas devo admitir que tenho encontrado solidariedade, sororidade e ajuda.

E tenho tido muita. Perdi a vergonha, ou estou perdendo, diante da minha condição, de pedir ajuda. Confesso que falo das minhas fraquezas, abertamente, apesar da timidez, que embora não seja aparente, eu tenha, às vezes.

Outro dia fui ao médico, próximo à minha casa. Fui com o andador. A roda emperrou no acesso para deficiente, e precisei pedir ajuda. Felizmente na calçada da Santa Casa, é possível “caminhar” com o andador, livremente. Do outo lado, precisando atravessar a rua, tive ajuda, novamente. Na volta, a mesma coisa.

Para marcar consultas pelo SUS, não entendo nada. Novamente tenho encontrado muita ajuda de um anjo. Deus abençoe a esses anjos de luz, que me impulsionam a ainda acreditar que a humanidade pode ter jeito. Bom dia.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...