quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Onde os sonhos acontecem


Olívia de Cássia Cerqueira

 

Parecia que tudo era um caos, parodiando o filósofo grego Anaxágoras, filósofo e matemático grego, até eu conhecer o mundo adulto.

Achávamos que quando chegássemos lá, teríamos o “poder” das grandes decisões sobre nós e nossas vidas e não contávamos com as adversidades que viriam.

As brincadeiras de criança e os encontros e conversas com amigas não nos faziam parar para pensar no quanto éramos felizes. Ou não tínhamos dimensão disso.

Os encontros para estudar matemática, disciplina que nunca entendi, e fazer comidinhas enquanto nós conversávamos com as amigas eram muito bons e proveitosos, embora não tenha feito melhor nessa disciplina.

“Tanto o jogo quanto a brincadeira, tem um papel muito importante, é preciso deixar a criança em total liberdade seja sozinha ou em grupo, para assim, desenvolver um momento de explorar a imaginação, o prazer, a alegria, raciocínio e habilidade”, pontua a Cartilha Feliz, do Governo Federal, disponibilizadas na internet.

No nosso tempo de antigamente, como dizemos nós mais velhos, não se tinha a riqueza de recursos que se tem agora na educação, tanto a infantil quanto a educação fundamental  de hoje e do ensino médio e nem sei se há um aproveitamento no que diz respeito a isso, pois o que tenho acompanhado é superficial.

Mas voltando ao tema do texto,  como diz o dito popular, “de tanto remar contra a maré um dia a gente chega lá”. Ou não, como diria nosso ídolo Caetano.

O tempo passou. Estou velha, cheia de manias, “rabugenta” que muitas vezes nem eu me entendo. “Deus sabe o que faz”, é um mantra que se repete quando não se tem resposta para tudo ou quase tudo.

Nenhum comentário:

Onde os sonhos acontecem

Olívia de Cássia Cerqueira   Parecia que tudo era um caos, parodiando o filósofo grego Anaxágoras, filósofo e matemático grego, até eu c...