segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

As memórias afetivas








 Olívia de Cássia Cerqueira

As memórias afetivas são aquelas que levamos para uma vida: sejam elas positivas ou não. Tenho muitas lembranças assim, como todo mundo.

Tem dias que tenho sonhos com situações que não aconteceram e que mostram para mim a necessidade de aumentar e determinar o foco na vida e na saúde.

Mas as lembranças que me vêm da infância são especiais, na saudosa Rua da Ponte. Com meus avós maternos, que não esqueço. Lembranças de alegria e felicidade, numa fase que não nos preocupamos com problemas da vida adulta.

Já na adolescência, posso dizer que tive muito choro e alegrias também. Achava que a companhia dos amigos era o que importava e aí tive muitos embates, o famoso conflito de gerações da época.

Às vezes penso que nasci na época errada, como disse Adélia Prado, “tenho princípios que já se perderam e amo coisas que já não se dá mais valor”. Ou no texto Solte os cachorros. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.

“O sonho encheu a noite

Extravasou pro meu dia

Encheu minha vida

E é dele que eu vou viver

Porque sonho não morre”

 E fico pensando nas pessoas que nasceram, cresceram e constituíram família nos bairros afetados pela catástrofe que a mineradora Braskem proporcionou às famílias, obrigando-os a deixarem os bairros comprometidos, deixarem seus sonhos e agora amedrontados coma possibilidade da mina 18 colapsar. Dá uma tristeza danada. Bom dia e boa semana.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...