sexta-feira, 12 de maio de 2023

O desafio da página em branco

 
Olívia de Cássia C. de Cerqueira

 

É sempre um desafio abrir uma página em branco.  No meu caso às vezes é urgente dizer sobre algo que me incomoda as entranhas, quando o dia amanhece.

Não é uma questão de mesmice, pieguismo ou coisa que o valha. É uma angústia no peito que me incomoda, cada vez que vou ao chão, literalmente, e o corpo fica dolorido, com hematomas que incomodam o físico já comprometido, pela idade e pela Ataxia.

Me vem a vontade de chorar cântaros, mas o choro não brota. Apenas uma lágrima ou outra, para não dizer que sequei de vez. Até quando?,  me pergunto, e peço às forças superiores que não me abandonem nessa hora.

Segundo alguns especialistas no gênero humano, o grande desafio é esquecer o que temos, dar um tempo e não remoermos negatividade.

Confesso que tem dias em que esse “jogo do contente”, de tentar esquecer esse mal que me acomete é quase sempre impossível. Mas como disse Machado der Assis, não tive filhos e não deixarei de herança esse mal.

Ainda bem que tenho a leitura, a escrita e as palavras cruzadas que me salvam, além de séries e novelas. Tento escrever uma nova história, diferente de todos que herdaram a Ataxia, e não reclamar ou xingar muito e ser pessimista, mas há momentos de muito descredito em mim.

Dizem outros que a vida é o que fazemos dela e que somos protagonistas, primeiras pessoas de um livro em branco que recebemos.

Domingo, 14 de maio, comemora-se o dia das mães, talvez seja por isso minhas angústias, além de três quedas em menos de uma semana, o que resultou em um corpo dolorido e com hematomas.

As  minhas dores vêm me lembrar a velha máxima do meu irmão falecido que repetia: “cada um tem uma cruz para carregar”, mas o mais importante, segundo os mais sábios, é disso tirar lições, aprendizados, que estou tentando decifrar... Bom dia.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...