quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Natal

 


Olívia de Cerqueira

 

E mais uma vez é Natal, frase que se repete todos os anos, na esperança de que tenhamos dias melhores para todos. O mundo e o Brasil, principalmente, têm vivido dias difíceis.

Foram quatro anos de peleja para a maioria dos brasileiros. O estímulo ao armamento (o decreto altera o Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, que limita o acesso a armamentos no Brasil), pelo decreto do inominável.

A morte de um monte de pessoa, por falta da agilização na compra de vacinas (segundo um levantamento de especialistas, no Brasil, 96% das mortes por Covid-19 são de quem não tomou vacina). Isso ficou bem claro após achegada dos imunizantes. A lista é enorme, mas graças aos nordestinos já está deixando  o palácio..

Nessa época do ano costumo ficar mais introspectiva, mas durante todo o ano fico ligada naquelas pessoas que passam por maiores infortúnios, como a falta de saneamento que segundo reportagem do site Uol, foi responsável pela morte de pelo menos 135 mil pessoas entre 2008 e 2019 no país —o que dá uma média de 11,2 mil ao ano.

“O dado consta no Atlas do Saneamento, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que revela que as DRSAI (Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado) foram responsáveis por 0,9% de todos os óbitos do país no período’’. As informações são de Carlos Madeiro são de iro, em colaboração para o UOL, em Maceió, em 24/11/2021.

Finalmente, espero que Lula tenda, pelo menos uma parte dos nossos anseios e vai daqui o meu desejo de que reforce sua segurança. No mais, boas festas para todos, com saúde e paz.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...