segunda-feira, 30 de julho de 2018

Livro Mosaicos do Tempo será lançado nesta sexta-feira, 3



O livro de memórias Mosaicos do Tempo, da jornalista Olívia de Cássia Correia de Cerqueira, será lançado na próxima sexta-feira, 3 de agosto, no Museu da Imagem e do Som (Misa), em Jaraguá. O livro é uma autobiografia com toques de humor e reflexão e o relato começa em União dos Palmares, cidade natal da autora, e continua em Maceió. Em |União dos Palmares será lançado dia 22 de agosto às 19h, no Museu Casa de Maria Mariá.

Em Mosaicos do Tempo, Olívia procura contar a sua história pessoal, desde a infância, contando sua origem num esboço de árvore genealógica, onde constatou a razão de tantos casos de ataxia na sua família. Conhecida como Doença de Machado-Joseph, a Ataxia é degenerativa e afeta os músculos, membros superiores e inferiores, a coordenação, a escrita, a fala e apresenta outros sintomas.

“A ataxia é ainda um mistério e começou a ser estudada na década de 1970. Na nossa família, antigamente, todos só a conheciam como “a doença da família” ou a “maldição da família Siqueira/Cerqueira, Paes, Correia, Vieira” e há bem pouco tempo é que descobrimos o nome científico. É uma doença rara e segundo os cientistas teve início na Ilha dos Açores, em Portugal, onde os casamentos consanguíneos foram acontecendo de forma desordenada”, explica.

Mas apesar desse problema degenerativo Olívia explica que apesar de tudo, “não é motivo para que eu me desespere ou desista de viver. Seja lá o que Deus quiser. Hoje encaro meu problema com suavidade, procurando ter um cotidiano descomplicado”.

Só precisei do teste genético, para fins de aposentadoria, no INSS, mas eu já sabia, muito antes disso, eu tinha sido contemplada com a “herança maldita da família”. Convivi com meu pai, acompanhei tudo de perto e tinha consciência dos meus sintomas e limitações.

“Escrever Mosaicos do Tempo, em 2004, ainda me recuperando de uma depressão, foi libertador de todos os meus medos e traumas, de todos os meus demônios internos. De lá para cá, sem conseguir publicar por falta de recursos, fiz várias intervenções nos meus escritos, mas avalio que não comprometeu o meu relato”.

O que é: Lançamento do livro Mosaicos do Tempo
Quando: nesta sexta-feira, 3 de agosto
Onde: Museu da Imagem e do Som (Misa), em Jaraguá
Horário: das 19h30 às 22.
Valor do exemplar: R$ 40 e também pode ser adquirido no débito ou cartões de crédito Visa e Mastercard


Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...