segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Palavras da autora

Olívia de Cássia Cerqueira


Dizem que a poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz, em um dos seus escritos , que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.

“Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.

O fato é que em todos os cantos do mundo há, em todo os momentos, alguém evocando sensações, impressões e emoções por meio de sons e ritmos harmônicos, por meio da poesia.

Em momentos de dor, de aflição, a poesia surge como um bálsamo, um alívio.


***************************

Palavras sem nexo é um apanhado de rabiscos que fui ‘desenhando’ ao longo dos meus anos, desde a adolescência até bem recentemente. Alguns textos aqui contidos foram datilografados e lançados logo que entrei na faculdade, artesanalmente, (Daquilo que vivo e sinto ou Vivências), no COS da Ufal, junto com Mário Lima, um amigo poeta e jornalista, que estava lançando seu livro de poesias.

Confesso que fui ousada e muito sem noção em achar que aquilo que coloquei no papel seria poesia, mas arrisquei e estou arriscando agora, para preencher meus dias de aposentada por invalidez, que me exige ações cerebrais, para que eu não atrofie.

Não pense o leitor que aqui vai encontrar uma obra de arte, ou que esteja alimentando paixões não correspondidas, tal qual na mocidade, quando as ilusões eram presença permanentes em minha vida.

As ilusões já foram perdidas, contornadas e substituídas. O que vai aqui é apenas uma ferramenta de expressão. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...