domingo, 25 de agosto de 2019

Desabafo

Olívia de Cássia Cerqueira

É domingo. Acordo com os miados dos gatos em frente à porta do quarto e com o chamamento do meu Juca. São seis horas da manhã e eles me fazem entender que está na hora de levantar. Meus filhotes não deixam que eu fique mais do que isso na cama.

Ligo a TV para escutar a missa e vou cuidar do café. Cumpro minha rotina matinal de higiene café e banho e meu casal de Pilcher fica já no aguardo do passeio matinal. Antes vou ao meu jardim ou minha pracinha, como chamo, e vou olhar se minhas plantinhas estão em ordem.

Agradeço a Deus por essa riqueza. Não preciso de muito para ser feliz, apenas de qualidade de vida para viver melhor e com um pouco de resistência para conviver com a Ataxia. Entristeço-me com as notícias que vejo na internet, ao ligar meu notebook ou dar uma olhada no celular.

Ponho-me a pensar que o país poderia estar bem, não fosse o golpe da direita, desde 2014, culminando com o afastamento da ex-presidente Dilma Roussef e a prisão do melhor presidente que o país já teve, Luiz Inácio, nosso Lula da Silva, o homem que deu aos menos favorecidos melhor qualidade de vida e por isso fizeram de um tudo para prendê-lo e transformá-lo em um preso político, há mais de 500 dias.

O personagem eleito para comandar o país não tem condições para ser nem vereador no menor município do país: só fala palavrão, desinformado sobre gestão, bronco, sem caráter. Um ser vil, com uma equipe fraca. Não tem um ministro em sua equipe que me agrade ou que tome alguma decisão que seja em benefício do coletivo.

Governa apenas para empresários ricos e avarentos, que só pensam em ter lucro, acentuando a crise no país. Todos os programas sociais encampados pelos governos do PT foram mexidos ou estão sendo deturpados.

Cortes na educação fundamental e universidades; cortes na saúde, privatizações de setores essenciais e toda uma gama de perversidade estão sendo cometidas por esse desgoverno e o que me causa espécie é a cegueira e entorpecimento, parvonice, burrice e cegueira intelectual de quem votou na criatura e nos ofende desrespeitosamente nas red3s sociais.

Esse desabafo eu faço num momento em que as queimadas na Amazônia se tornaram o assunto mais comentado das redes sociais e ambientalistas, incluído aqueles que votaram em Bolsonaro, observam perplexos e envergonhados, mas que não admitem o erro que cometeram, apenas para justificar o ódio ao PT e a nós que pensamos diferente deles.

Depois da minha aposentadoria, fiquei preguiçosa para escrever meus artigos, mas quero voltar, porque não posso calar, mesmo que as limitações trazidas pela Doença de Machado Joseph me tornem uma pessoa mais lenta nas minhas ações.

Observo amigos da infância se desentendendo e xingando os petistas, democratas, mulheres, comunistas e todos aqueles que pensam diferente deles. Gente que eu aprendi a admirar na infância e que me surpreende com seu ódio e preconceito. Quando é publicado na imprensa alternativa as denúncias contra os golpistas que tomaram o poder, afirmam que são fake news, mas a estratégia dos marqueteiros do coiso para ganharem a eleição, fraudulentamente, são tidas como verdades., Inversão de valores?

E me entristeço e dá uma vontade de me preocupar apenas com minhas plantas, leituras e filhotes, mas não consigo ficar de fora dessa discussão política, não tenho sangue de barata e herdei do meu pai o interesses por esses assuntos. Que tenham todos um bom domingo. Estou de volta.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...