segunda-feira, 4 de março de 2024

Mês de março


Olívia de Cássia Cerqueira

 

Sento-me diante do notebook, abrindo uma pagina em branco do Word, me recuperando de uma virose (Dengue), depois de afastada do Blog por cerca de dez dias.

Penso num tema para discorrer, mas eles são muitos que me vêm na imaginação, mas nenhum dos temas que vejo na mídia são novos: guerras insanas, violência se perpetuando, agressões às mulheres, crianças,  e outros que me revoltam.

Neste mês de março, dedicado às mulheres, é preciso não esquecer do protagonismo das companheiras, que provam sua competência, a cada dia.

E os machistas, misóginos e agressores, vão ficando para trás a cada dia. Pelo menos alguns, mostrando que o coronelismo não está com nada.

Alguns homens precisam reconhecer que ninguém é dono de ninguém. Resultado de muita luta das mulheres, ao longo de séculos, em especial das pretas, que foram muito mais exploradas.

Felizmente, o movimento feminino e o governo do PT, vêm empreendendo políticas públicas para amenizar ou tentar resolver questões que se discute há anos no movimento.

A Casa da Mulher Brasileira, no DF, com o objetivo de promover o bem-estar da população e acolher as mulheres em situações de violência,  de qualquer situação econômica ou escolaridade encontram alojamento por 48h – para filhas de qualquer idade e filhos até 12 anos, assistência de psicólogos, apoio e capacitação.

A Casa também centraliza o suporte às vítimas de violência doméstica, agilizando a resolução da ocorrência e define uma porta de saída para a crise, com o apoio da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Polícia Civil e do Tribunal de Justiça.

Felizmente, em quase todo o país as instituições oficiais e entidades dos movimentos sociais vêm desenvolvendo ações nesse sentido, apesar das forças do mal quererem interromper ações que beneficiam os menos favorecidos.

Que sejamos respeitadas e que nossos direitos sejam garantidos. Salve o 8 de março,  Dia Internacional da Mulher. Bom dia!

 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...