domingo, 28 de março de 2021

Minha mãe Antônia

 Olívia de Cássia Cerqueira

 

Hoje acordei pensando em minha mãe e tinha que falar sobre isso. Dona Antônia, ou Toinha, como ela gostava de ser chamada, era uma mulher destemida e forte e ai daquele que cruzasse o seu caminho tentando lhe enganar ou fazer algo para os filhos. Era uma leoa, uma guerreira.

Talvez esse pensamento tenha vindo, por conta das  séries que estou vendo no computador e pelos livros que leio, forçada a ficar em casa agora por conta da pandemia. E ainda bem que tenho esse conforto; diferente de muitas companheiras trabalhadoras, que não têm a mínima qualidade de vida e por isso sou grata todos os dias quando acordo e quando vou dormir.

Tive muitos conflitos com a minha mãe, que hoje avalio poderiam ter sido evitados, muito mais por mim. Não que eu não gostasse dela e hoje eu a entendo muito mais. Infelizmente agora é muito tarde. Ela não me queria “amarrada” a ninguém e a algo que fossem me atrapalhar os estudos.

Queria que eu trabalhasse e viajasse apenas. Mas viajar e trabalhar faziam parte também dos meus sonhos. Mas eu não queria só isso: queria muito mais.  Queria além da liberdade, ter alguém do meu lado que pensasse como eu, que dividisse minhas angústias, propusesse um mundo diferente, com mais igualdade. Mais justo e mais fraterno.

Infelizmente, o mundo não é um conto de fadas e muito diferente dos sonhos quiméricos da juventude, a gente vai aprendendo a duras penas que cada um tem que ter suas próprias experiências, para se fortalecer e criar sua própria personalidade. E era isso que dona Antônia não me entendia: não queria que eu vivesse aquelas experiências, para não passar pelas dificuldades que ela passou.

Numa das suas sérias enfermidades, quando tive que trancar um período da faculdade para cuidar dela, disse que preferia ter uma filha analfabeta que se dedicasse mais a cuidar dela. E aquilo ficou na minha memória. Quando via novelas e programas ela dizia que felizes eram aquelas pessoas que apareciam na tV, que não tinham motivo para se preocupar com a vida. E eu me perguntava: será que ela estava certa?

São pensamentos que me veem hoje, nessa manhã  chuvosa de Domingo de Ramos, quando na min há infância em União dos Palmares, íamos com meus pais à Igreja rezar, rituais que eu não entendia muito bem e que hoje em dia me estão distantes. Bom dia.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...