quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Somos cobaias...

 

Olívia de Cássia Cerqueira

 

Em uma de suas músicas o poeta Cazuza disse que: “somos todos cobaias de Deus”. Outros autores também já o disseram em seus escritos, e hoje me dei a refletir sobre o tema. Explicarei em seguida.

Voltei à fisioterapia presencial numa faculdade particular de Maceió, essa semana, e devo novamente esclarecer que sou grata e todos os dias agradeço a Deus pelos amigos que tenho, que conseguiram uma vaga para mim no local.

Dito isso, volto ao tema em tela, porque na volta de hoje nova turma foi me analisar e estudar o meu caso, e o professor explicou que sempre cita o meu caso em suas aulas de neurologia. Sou um estudo de caso, ou um caso de estudo, disse-lhe eu.

Mas eu não me importo com isso, pelo contrário: enquanto tiver mais profissionais e mais pessoas com informações sobre atrofia cerebelar, talvez tenhamos mais chances de chegarmos perto de uma evolução para esse problema.

Não é que eu acredite na cura, pelo menos nas próximas décadas, mas pode ser que as gerações futuras das famílias que herdarem a Ataxia ou outros problemas neurológicos, venham a ter mais chances, mais esperança que nós.

Não desdigo a má sorte, apesar de alguns dias serem mais complicados que outros. Cada dia aparece um novo sintoma diferente, ou mais complicado.

 E lembro daquele senhor, psiquiatra que me consultou e deu um diagnóstico de esclerose múltipla, por conta de um resultado de um encefalograma,  sem antes perguntar  o meu histórico familiar.

E eu, atrevida que sou, contei para ele sobre a Doença de Machado-Joseph, quando ele alertou que eu imaginasse que o meu cérebro era  um sistema estelar  em que morria uma célula a cada dia a cada dia ou instante.

Com leituras mais apuradas sobre Ataxia, antes com certa frequência, fui descobrindo que as doenças neurológicas têm sintomas de outras síndromes e são parecidas e só um mapeamento genético ou ressonância magnética, em alguns casos, podem dar o diagnóstico.

Nos últimos tempos, parei de ler sobre isso e atualmente procuro aproveitar o que posso, sem ressentimentos ou mágoas, tentando não depender tanto de terceiros, enquanto posso e tentando não pensar num amanhã de “grandes novidades”. Somos todos cobaias de Deus. Sou um estudo de caso, ou um caso de estudo. Bom dia.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...