terça-feira, 15 de novembro de 2022

Vencemos; desafios são muitos


Olívia de Cássia Cerqueira

 

Depois da brilhante vitória para seu adversário, o presidente eleito Lula participa da COP-27 - a conferência do clima, no Egito,  para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, edição de 2022, que vai até o dia 18 de novembro, na cidade de Sharm El Sheikh.

Lula foi convidado pela organização do evento. É a primeira viagem dele ao exterior como presidente eleito. O atual presidente, o “imbroxável”  também foi convidado, mas ainda não confirmou presença.

Lula venceu a seita bolsonarista, que ainda não se conformou com a derrota no segundo turno das eleições e fazem baderna na frente dos quartéis em todo o Brasil. Lula disse, antes de embarcar, que “o combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro’.

E  pontuou ainda que sua equipe vai trabalhar “trabalhar pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos".

Diferente do atual governo que só promove tumultos, ódio e desamor, Lula  ficará na história como um dos maiores líderes do país, senão o melhor.

Lula "é esperado como estrela" na COP, segundo imprensa francesa; o atual inominável nunca foi ao evento. Presidente eleito fará pronunciamento em área da ONU destinada a negociações e terá agenda de chefe de Executivo durante sua participação no encontro.

O jornal francês Les Echos afirmou que o petista "é esperado como estrela no Egito", em matéria publicada nesta segunda-feira (14).

“Lula tem encontros confirmados com o secretário-geral da ONU, António Guterres, o presidente do país anfitrião, o general Abdel Fattah El-Sisi, e com lideranças de outros países interessados em auxiliar no combate ao desmatamento”, disse Caroline Oliveira, do site Brasil de Fato | São Paulo (SP) dia 14 de Novembro de 2022.

“O grupo de governadores deve entregar um planejamento com ações de controle do desmatamento, como parte de um movimento para conseguir financiamento e realinhamento internacional após a derrota” do atual chef do Planalto.

A expectativa em torno da presença de Lula na COP27 contrasta com a ausência de Jair Bolsonaro, que segue na Presidência da República até 31 de dezembro. Em seu lugar, o atual mandatário mandou para o evento o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que chega ao Egito nesta terça-feira (15).

Enquanto Lula brilha como chefe de Estado, Bolsonaro "desaparece" em menções nas redes sociais desde a derrota. Bom governo, presidente Lula.

_______________________________________________

Outros textos recentes estão no endereço  https://oliviajornalista.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...